Results for 'Stefani Clara da Silva Bezerra'

1000+ found
Order:
  1.  8
    Cognição Humana Versus Inteligência Artificial: Uma Abordagem Heideggeriana Sobre o Projeto Do Primeiro Juiz Robô Na Estônia.Paulo Roberto Fontenele Maia, Stefani Clara da Silva Bezerra & Helio Rios Ferreira - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (2):54.
    O uso da inteligência artificial no Poder Judiciário ainda encontra fortes limitações à luz da compreensão representacional-computacional da mente. A exemplo do projeto pioneiro do juiz robô na Estônia, a dificuldade reside na incapacidade de apreensão da narrativa subjetiva da máquina. Logo, através da experiência do ser-aí-no- mundo de Heidegger, define-se um contraste entre cognição humana e funcionamento computacional. Partindo de uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, busca-se demonstrar a complexidade de conceber dispositivos puramente físicos com inteligências aptas a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  41
    Experiências de vida e os processos de visibilidade social de mulheres que amam mulheres.Yáskara Arrial Palma, Aline da Silva Piason, Ana Cláudia Menini Bezerra & Marlene Neves Strey - 2010 - Revista Aletheia 33:18-29.
    O presente estudo apresenta reflexões acerca de duas pesquisas, que tiveram como objetivo conhecer as experiências de vida de mulheres que amam mulheres, e mais especificamente de conhecer a percepção das mesmas quanto à sua orientação sexual e os enfrentamentos quanto à visibilidade ou invisibilida..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Resenha de 'Carta a Diogneto'.Felipe Gustavo Soares da Silva, Vinycius Bezerra Ferreira Cavalcanti Mattoso & Jannyelle Vitória Cabral - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):270-275.
    O manuscrito original é de língua grega e sua tradução para o português é realizada por Ivo Storniolo e Euclides M. Balancin, sendo publicada pela editora Paulus numa coleção chamada Patrística, em referência aos textos produzidos no período inicial da Filosofia Cristã, escritos pelos chamados “padres da Igreja”, que prepararam a Filosofia Medieval. Apesar da inserção na coleção de textos da editora, a Carta a Diogneto não é claramente um texto produzido por um dos tais padres patrísticos, todavia, levando em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  19
    Une philosophie qui ne serait pas du tout la sienne.Clara da Silva-Charrak - 2001 - Chiasmi International 3:331-343.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Penser la coïncidence : In the Mood for Love.Clara da Silva-Charrak - 2006 - Rue Descartes 53 (3):8-14.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  28
    “A philosophy which would not at all be its own”.Clara da Silva-Charrak - 2001 - Chiasmi International 3:344-344.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  23
    Une philosophie qui ne serait pas du tout la sienne.Clara da Silva-Charrak - 2001 - Chiasmi International 3:331-343.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    Une philosophie qui ne serait pas du tout la sienne.Clara da Silva-Charrak - 2001 - Chiasmi International 3:331-343.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Pólo e parque de alta tecnologia : política de desenvolvimento?Rogério Bezerra da Silva - 2010 - In Renato Dagnino & Rafael de Brito Dias (eds.), Estudos sociais da ciência e tecnologia & política de ciência e tecnologia: alternativas para uma nova América Latina. [Campinas, Brazil]: GAPI Unicamp.
  10.  12
    Entre o trabalho e a escola.Marcia Cristina da Silva Vendramin, Sandra Francisca Bezerra Gemma & Andreia Silva Mata - 2020 - Filosofia E Educação 11 (2):302-323.
    O artigo discute a problemática na produção de semijoias e bijuterias em Limeira-SP. A pesquisa descritiva foi realizada com crianças e adolescentes em idade escolar.Foi aplicado um questionário contendo 41 perguntas objetivas que investigaram o perfil do estudante, da família, do trabalho, dos estudos e aspectos da saúde. Entre os principais resultados foi detectado que 569 participantes possuíam idades entre 7 a 13 anos e destes 37,43% informaram que precisam trabalhar para ajudar seus familiares.Quando questionado sobre o tipo de atividade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    Pelo caminho das letras e do patrimônio cultural: culturas afro brasileiras nas revistas de Duque de Caxias/RJ.Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra & Eliana Santos Da Silva - 2017 - Odeere 1 (2).
    O presente estudo se propõe analisar como a produção de conhecimento, em dois periódicos locais em Duque de Caxias: a Revista Hidra de Igoassú e a Revista Pilares da História, abordam a temática das culturas afro brasileiras. Assim, o objetivo é identificar como os agentes de produções estão conectadas as agências na cidade de Duque de Caxias e como articulam as produções para projetação e divulgação de ações patrimoniais na cidade. Palavras-chave: Baixada Fluminense, Culturas afro brasileiras, História Local.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    O jogo da capoeira, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da leitura, em uma escola estadual, na cidade de Itabuna – Bahia -Brasil.Cláudia Viana Ávila D'Andrade & Clara Roseana da Silva Azevedo Mot'Alverne - 2020 - Odeere 5 (9):332-351.
    A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura jogo, esporte, arte marcial, cultura popular, tradição, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, a capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de joelhadas e cabeçadas, cotoveladas, acrobacias aéreas ou em solo. Praticantes da capoeira aprendem não apenas a lutar e jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e cantar. Assim, os discentes do 6º ano (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    Filosofia Natural, Física Teórica e Metafísica.Vinicius Carvalho da Silva - 2021 - Perspectivas 6 (1):274-297.
    No presente artigo buscamos explorar as variadas e complexas relações entre ciência e metafísica. Defendemos que o recurso à metafísica é inevitável para a pesquisa científica e a elaboração de teorias e modelos. Estes devem partir de pressupostos metafísicos acerca da natureza da realidade e do conhecimento. Primeiro, apresentamos a metafísica, tanto em sentido histórico quanto filosófico. Em seguida, oferecemos uma definição breve, mas clara, do que entendemos por metafísica no escopo desse trabalho. Por último, recorremos a diversos filósofos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  27
    BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2018. 272p. [REVIEW]Maria Elizabeth da Silva Queijo - 2019 - Bakhtiniana 14 (2):150-158.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  9
    Estratificação do risco cardiovascular em cadeirantes jogadores de basquetebol.Kelen Cristina Estavanate de Castro, Ana Clara Garcia Guimarães, Guilherme Junio Silva, Marconi Guarienti, Maria Georgina Marques Tonello, Olímpio Pereira de Melo Neto, Karine Cristine de Almeida & Daniel dos Santos - 2020 - Aletheia 53 (2).
    Objetivou-se estratificar fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV) em dez anos em jogadores de basquetebol em cadeiras de rodas. O percentual de risco cardiovascular foi estratificado pelos escores de Framingham (ERF) e de Risco Global (ERG). Dos treze jogadores avaliados, 38,46% apresentava sobrepeso e obesidade e 77%, alterações na porcentagem de gordura corporal e na circunferência abdominal. O ERF identificou 15,38% dos jogadores com risco intermediário para desenvolvimento de DCV e pelo ERG, 15,4% dos homens apresentava risco intermediário, 7,7% (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  23
    Percepção da Imagem Corporal e Comportamento Alimentar: Estudo Com Acadêmicos de Centro Universitário.Mateus Barros de Carvalho, Paula Maria da Silva, Luiza Marly Freitas de Carvalho, Antonio Marcos Vaz de Lima & Keila Cristiane Batista Bezerra Lopes - 2019 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 11 (15):29-50.
    The concept of corporal image includes how own body, taking into account their constituent parts, as well as the feelings related the those characteristics. The entrance in academica life provokes alterations in the feeding behavior, and the exposition to the new social environment they can bring as consequence an increase in dissatisfaction. Objective: To investigate the satisfaction with the body image and eating behavior of academics at a university center. Methods: For data collection, the following instruments were used. The evaluation (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    Pragmatismo Americano: O Direito de Crer diante da Morte de Deus (American Pragmatism: The Right to Believe ahead the Death of Good) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p104. [REVIEW]Rafael da Silva Mattos - 2010 - Horizonte 8 (18):104-126.
    Pragmatismo é um movimento filosófico que inclui aqueles que afirmam que uma proposição é verdadeira se funciona de forma satisfatória, que o significado de uma proposição pode ser encontrado nas conseqüências práticas de aceitá-la, e que as idéias pouco práticas devem ser rejeitadas. O Pragmatismo começou no final do século XIX, com Charles Sanders Peirce (Como tornar nossas idéias mais claras, Fixação da Crença) e foi desenvolvido na obra de William James (Peirce e James eram membros do Clube Metafísico). O (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    Investigação e Dados Sobre Patologias Sociais.Maximiliano Sérgio Cenci, Thais Piccolo Carvalho & Richéle Timm dos Passos da Silva - forthcoming - Dissertatio:49-70.
    Este texto aborda as bases teóricas e metodológicas desenvolvidas no Observatório Global de Patologias Sociais. Tal observatório visa diagnosticar patologias sociais nas áreas da saúde e da educação, além de, como prognóstico, fornecer subsídios para a organização de um instrumento capaz de captar a percepção de patologias sociais em distintas populações. A partir das discussões técnicas e filosóficas, com base nas leituras de autores da Teoria Crítica, principalmente Honneth (2006; 2011; 2016), têm-se desenvolvido, desde 2019, a organização de um conjunto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    A Formação Escolar Em Debate.Rafael Bianchi Silva & Alonso Bezerra de Carvalho - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 20:221-240.
    Este artigo propõe a discussão da educação escolar tomando como ponto de partida a burocracia, a racionalidade e o conceito de desencantamento do mundo proposto por Max Weber. Por fim, discutimos os impactos para a subjetividade dos principais envolvidos no processo educacional – professor e aluno – para sinalizar possíveis movimentos que tornem mais dinâmica as relações humanas na educação institucionalizada.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    Educação escolar quilombola.José Bezerra Silva & Anderson de Alencar Menezes - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):240-258.
    Este artigo discorre sobre a educação escolar quilombola, comenta o processo de sua formação, características e paralelismo com a educação das relações étnico-raciais. Descreve sua importância no cenário da educação brasileira por ter como meta romper o silenciamento imposto aos quilombolas e ao mesmo tempo abrir espaços de diálogo com a emancipação iluminista, política e humana. A fim de dar efetividade a este desiderato, servimo-nos do método crítico-dialético que enxerga a situação contemporânea dos quilombolas articulada com o seu passado histórico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  20
    Severino Boécio e o problema dos universais.Claubervan Lincow Silva & Marcilio Bezerra Cruz - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):68-75.
    O presente artigo objetiva examinar o pensamento de Severino Boécio acerca da aporia dos termos universais e suas respectivas implicações nos séculos V e VI da era cristã. Tais pensamentos são postos por ele em seu Comentário à Isagoge de Porfírio, fazendo ligações com algumas das principais obras que contribuíram para com o assunto. Boécio acaba por aplicar os termos universais à pluralidade das coisas, demonstrando que podemos pensá-los num sentido singular, quando, por exemplo, os percebemos sensivelmente nas coisas individuais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  27
    O NOMINALISMO DE ROSCELINO DE COMPIÈGNE: os universais como “flatus vocis”.Marcilio Bezerra Cruz & Claubervan Lincow Silva - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):48-55.
    O presente trabalho consiste em analisar sistematicamente o nominalismo de Roscelino de Compiègne e suas principais objeções ao problema dos universais que fora profundamente discutido ao decorrer de toda a trajetória da historia da filosofia, mas que ganhou um destaque sui generis na Idade Média. Buscaremos, a partir de uma apresentação mais ampla sobre o tema, destacar as concepções do supracitado filósofo frente às demais correntes vigentes em sua época, sublinhando e comentando também as prevalecentes críticas efetuadas por seus principais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  6
    Estudo da política de educação profissional na Bahia orientada para a inclusão social.Rosemary Lopes Soares da Silva - 2020 - Filosofia E Educação 11 (2):251-280.
    Explicitar as técnicas e procedimentos, os conceitos e categorias com as quais a interpretação dos documentos relativos a Política da Educação Profissional Técnica de Nível Médio –, implementada na Bahia / Brasil, especificamente, a partir da abordagem quadripolar que conferiu a densidade teórico-metodológica para o estudo do objeto na relação com os polos epistemológicos, teóricos, técnicos e morfológicos. Nesta perspectiva, a realização de uma pesquisa não é o cumprimento de “ritualismo metodológico” com um “modismo teórico” para não repetir o que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    As contribuições de Bourdieu para a analise do Campo educacional.Tomaz Tadeu da Silva - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):243-247.
    O texto assinala que os estudos e pesquisas de Pierre Bourdieu apresenta uma clara identificação com a educação e com a análise educacional. Observa que no Brasil, até bem pouco tempo, a abordagem desse autor esteve associada com uma de suas obras A reprodução, sendo por isso transformado num pedagogo ou num filósofo educacional, cuja pedagogia devia ser rejeitada em nome de um humanismo otimista, que era justamente o que ele estava criticando. Mais recentemente, no entanto, verifica-se que Bourdieu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  35
    Narrative form, dialogue and philosophy : inactuality and the present in Schelling.Anderson Gonçalves da Silva - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (3):57-74.
    RESUMO:Não é incomum que se tome o diálogo de Schelling conhecido como Clara por um estoque de proposições filosóficas, do qual se arrancam aquelas mais apropriadas para a tese que se queira sustentar. Procuramos nos afastar desse tipo de procedimento. Tomando seriamente seu tratamento literário, trata-se antes de investigar esse diálogo, apreendendo-o como um modelo, ensaiado pelo filósofo, para uma crítica do presente. Para tanto, analisamos a oscilação entre diálogo e narrativa, de modo a compreender sua composição e princípio (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    Boa deliberação (euboulía) E o problema da moralidade dos meios em aristóteles.Jaqueline Stefani - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (144):609-628.
    RESUMO O escopo da pesquisa é a análise de 1142b 17-28 da “Ética Nicomaqueia”, trecho em que Aristóteles disserta sobre a correção, tendo em vista que a boa deliberação é uma espécie de correção. A passagem não é clara e sugere que: i) na boa deliberação, a moralidade restringe-se aos fins, cabendo aos meios apenas a característica de serem eficazes na obtenção dos fins; ou que ii) na boa deliberação, a moralidade recai sobre meios e sobre fins pois, com (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Editors with multiple retractions, but who serve on journal editorial boards: Case studies.Jaime A. Teixeira da Silva & Quan-Hoang Vuong - 2023 - Epistēmēs Metron Logos 9:1-8.
    In a recent opinion paper, it was argued that individuals with multiple retractions or a record of academic misconduct should not serve as editors, including as editors-in-chief, on the editorial boards of scholarly or academic journals. As a first step towards appreciating how such a policy could be applied in practice, the presence of 30 individuals listed on the Retraction Watch Leaderboard on editorial boards was screened. Six cases are highlighted to gain an appreciation of the potential reputational risks that (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  15
    Sistemas Prisionais e Educação de Jovens Adultos Em Contexto de Reclusão Em Portugal.José António Moreira & Séfora Silva - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:93-104.
    O acesso ao conhecimento, nomeadamente, através da educação e da formação, como agente de inclusão social e digital está na lista de prioridades de diversos organismos internacionais e a preocupação com grupos minoritários, como a população prisional é uma realidade incontornável. A este respeito a literatura também tem sido clara na demonstração de como a educação é fundamental para responder às necessidades daqueles que se encontram no limiar da exclusão social, em risco e vulnerabilidade. Este será um caminho para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  17
    Redes sociais como ferramentas de transparência em tempos de covid-19.Paulo Ricardo Silva Lima, Francisca Rosaline Leite Mota, Ana Paula Orico Marques Cassé & Tarlane Gomes Tenório Sales - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):88-107.
    No período pandêmico ocasionado pelo Novo Coronavírus, surgiram muitas Fake News nas redes sociais digitais, gerando desinformação e prejudicando a Administração Pública na contenção de novos casos. Demonstra-se por meio da análise da publicização dos boletins epidemiológicos da Covid-19, disseminados nas redes sociais do Governo do Estado de Alagoas, a importância da transparência nas informações de interesse público. Essas redes, principais meios de comunicação e informação da sociedade, têm alto poder de disseminação informacional, cujo potencial “viral”, proporcionado pela instantaneidade e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    A(nother) democratic case for federalism.Michael Da Silva - forthcoming - European Journal of Political Theory.
    This work offers a new democratic case for federalism, understood as a form of governance in which multiple entities in a country possess final decision-making authority (viz., can make decisions free from others substituting their decisions, issuing fines, etc.) over at least one subject (e.g., immigration, defense). It argues that leading solutions to the democratic boundary problem provide overlapping arguments for federalism. The underlying logic and many details of the most commonly cited solutions focused on those relevantly affected by and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  32
    How Christian Norms Can Have an Impact on Bioethics in a Pluralist and Democratic Europe: A Scandinavian Perspective.A. Barbosa da Silva - 2009 - Christian Bioethics 15 (1):54-73.
    This article assesses the similarity and difference between the Western European style of doing bioethics and the Scandinavian one. First, it reviews the introductory article by the editor, C. Delkeskamp-Hayes in the first issue of Christian Bioethics (2008), devoted to the possibility of a specifically Christian bioethics in Europe. Second, it analyses bioethics debates in Scandinavian today. In light of Delkeskamp-Hayes' article, the main similarity is that both regions are facing secularization as a threat to basic Christian values, for example, (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  21
    BODIES OF ESTRANGEMENT: mel gibson, sacrifice and history.Jorge Bastos da Silva - 2014 - Angelaki 19 (4):65-78.
    :The bulk of Mel Gibson's output as filmmaker consists of a trilogy on historical subjects: Braveheart, The Passion and Apocalypto. This article points to a degree of imaginative consistency underlying Gibson's work. It seeks to acknowledge a personal vision of the nature and significance of human events – a vision articulated through the choice of recurring cinematic techniques and visual-thematic motifs. All three films inculcate a sense of history as fundamentally dependent on acts of ritualization, at the centre of which (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  3
    Dialéctica das consciências e outros ensaios.Vicente Ferreira da Silva - 2002 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Edited by António Braz Teixeira.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  40
    Capabilities of Bottom of the Pyramid Organizations.Rodrigo L. Morais-da-Silva & Farley Simon Nobre - 2022 - Business and Society 61 (8):2115-2155.
    Bottom of the Pyramid organizations are the ones that develop a set of capabilities that contribute to create short- and long-term sustainability values inside and outside the boundaries of BoP ecosystems. Capabilities have an important role in BoP organizations’ strategies that aim to solve BoP issues. Notwithstanding its developments, BoP research still lacks theoretical contributions for the analysis of organizations. We suggest special attention to the need of advancing knowledge on capabilities of BoP organizations because this field is scattered and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  35.  19
    Image schemas and category coherence: The case of the Portuguese verb deixar.Augusto Soares da Silva - 2003 - In Hubert Cuyckens, René Dirven & John R. Taylor (eds.), Cognitive Approaches to Lexical Semantics. Mouton De Gruyter.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. La personne à venir: héritage et présence d'Emmanuel Mounier.Didier da Silva & Ronan Guellec (eds.) - 2002 - Clermont-Ferrand: Au Signe de la Licorne.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    Handling Ethics Dumping and Neo-Colonial Research: From the Laboratory to the Academic Literature.Jaime A. Teixeira da Silva - 2022 - Journal of Bioethical Inquiry 19 (3):433-443.
    This paper explores that the topic of ethics dumping, its causes and potential remedies. In ED, the weaknesses or gaps in ethics policies and systems of lower income countries are intentionally exploited for intellectual or financial gains through research and publishing by higher income countries with a more stringent or complex ethical infrastructure in which such research and publishing practices would not be permitted. Several examples are provided. Possible ED needs to be evaluated before research takes place, and detected prior (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  38. Rousseau: da liberdade natural á liberdade civil.Vital Ataíde da Silva - 2011 - Saberes Em Perspectiva 1 (1):51-77.
    The article is about the freedom in Rousseau splitting of two basic ideas. The first is that the freedom existed markedly in the natural man and the second is this man came to lose it along his history, when by far historical processes constituted in society. The text proposes a discussion – from the reading of two works of Rousseau, Discourse on the Origin and Basis of Inequality Among Men and The Social Contract – of the possibility of a return (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    Spinoza’s Geometry of Affective Relations, the Body Politic, and the Social Grammar of Intolerance: A Minimalist Theory of Toleration.Elainy Costa Da Silva & Nythamar De Oliveira - 2022 - Roczniki Filozoficzne 70 (4):237-269.
    In this paper, we set out to show that the relationships between individuals, including the intersubjectivity inherent to the body politic, are also affective relationships, so as to reconstruct Spinoza’s minimalist theory of tolerance. According to Spinoza’s concept of affectivity and bodily life, affection refers to a state of the affected body and implies the presence of the affecting body, while affect refers to the transition from one state to another, taking into account the correlative variation of affective bodies, that (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  34
    Should Authors be Requested to Suggest Peer Reviewers?Jaime A. Teixeira da Silva & Aceil Al-Khatib - 2018 - Science and Engineering Ethics 24 (1):275-285.
    As part of a continuous process to explore the factors that might weaken or corrupt traditional peer review, in this paper, we query the ethics, fairness and validity of the request, by editors, of authors to suggest peer reviewers during the submission process. One of the reasons for the current crisis in science pertains to a loss in trust as a result of a flawed peer review which is by nature biased unless it is open peer review. As we indicate, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  41.  11
    Free editors and peers: squeezing the lemon dry.Jaime A. Teixeira da Silva & Vedran Katavić - 2016 - Ethics and Bioethics (in Central Europe) 6 (3-4).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  42.  41
    BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015. 256p. [REVIEW]Adriana Pucci Penteado de Faria E. Silva - 2016 - Bakhtiniana 11 (1):264-269.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  20
    Optimizing peer review to minimize the risk of retracting COVID-19-related literature.Jaime A. Teixeira da Silva, Helmar Bornemann-Cimenti & Panagiotis Tsigaris - 2020 - Medicine, Health Care and Philosophy 24 (1):21-26.
    Retractions of COVID-19 literature in both preprints and the peer-reviewed literature serve as a reminder that there are still challenging issues underlying the integrity of the biomedical literature. The risks to academia become larger when such retractions take place in high-ranking biomedical journals. In some cases, retractions result from unreliable or nonexistent data, an issue that could easily be avoided by having open data policies, but there have also been retractions due to oversight in peer review and editorial verification. As (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  44.  14
    Vaidapé na Rua: uma proposta dialógica da Rádio Comunitária.Júlia Lúcia De Oliveira Albano da Silva - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (1).
    Este texto objetiva mostrar no contexto das mídias digitais em rede, a experiência de interação baseada no diálogo entre a Rádio Comunitária Cidadã FM e o programa Vaidapé na Rua que integra a programação semanal da emissora localizada na região Oeste do município de São Paulo. Partindo da compreensão das dinâmicas dialógicas e discursivas inerentes aos processos comunicacionais e estudadas pelo jornalista e teórico Vilém Flusser, o texto objetiva evidenciar as possibilidades que um ambiente comunicacional pode desencadear para uma prática (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  21
    Eficiência e dominação da técnica.Cássio Robson Alves da Silva - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):354-366.
    The definition of the technique as the mediation between man and nature raises some philosophical problems. Such mediation was established based on imperatives, among which we can highlight efficiency and domination, both exercised over nature. In order to expand the possibilities for improving the human condition, the notion of technical progress has become an emerging need for the consolidation of ancient and modern civilizations. However, it is necessary to establish the criteria for a critique of the limits of unrestrained progress (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  6
    Ciência, religião, e bioética: no início da vida.Miguel Oliveira da Silva - 2006 - Lisboa: Editorial Caminho.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  3
    A utilidade do inútil - um manifesto.Vinícius Carvalho da Silva - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):100-102.
    Em A utilidade do inútil do filósofo italiano Nuccio Ordine retoma um tema tradicional e inesgotável: o valor da educação e sua relação com a cultura. Ordine identifica que vivemos uma profunda crise cultural, que assola a Escola e a Universidade. Ambas padecem diante do avanço de uma mentalidade utilitarista, praticista e produtivista, motivada pela lógica implacável do lucro. Tais espaços, que deveriam ser de formação intelectual e humanística, se convertem em empresas capitalistas em formar não cidadãos críticos e livres (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Réplica a um argumento jus-positivista.Ricardo Tavares da Silva - manuscript
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    La catastrophe radioactive de Goi'nia au Brésil.Telma Camargo da Silva - 2015 - Multitudes 58 (1):161-166.
    Le conflit d’interprétation, associé aux aspects de la santé, de la contamination radioactive et des indemnisations, est toujours d’actualité dans le monde. Dans cette analyse, l’auteure avance que les expériences subjectives apportées par les récits construits par les survivants du désastre de Goiânia, au Brésil, défient les identités et les frontières définies par la biomédecine pour encadrer cette catastrophe.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    O perspectivismo nietzscheano enquanto rigor hermenêutico.José Roberto Carvalho da Silva - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):01-10.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000